domingo, 16 de novembro de 2008

O Poder das Mãos

Já parou para pensar que os maiores mistérios do universo são desvendados muitas vezes nas coisas, ou nos gestos mais simples?Valorizamos o complexo e nos esquecemos que admirar o complexo é fácil,difícil é se daparar com simples todo dia e ainda assim admira-lo.É tao díficil que as vezes levamos uma vida inteira para entender um gesto ou algo simples vivido em nossas, isso quando entendemos!Eu por exemplo nunca vou conseguir compreender de fato oque pode ter representado pra uma paciente que atendi na emergência de um hospital certa vez o gesto de lhe segurar a mão, ou porque isso para ela derrepente se tornou tao importante; é claro que tenho minhas deduções porém pode ser que eu jamais vá entender o real o real significado.
Foi estranho derrepente me vi numa situação ao qual não estava preparado,e que me deixou um tanto quanto surpreso. normalmente as pessoas quando passam por uma situação emergencial tendem a ficar um pouco fragilzadas, e havia acontecido um pequeno susto que rapidamente foi controlado.A paciente se reestabeleceu é após isso eu iria deixa-la em repouso por algum tempo e manter observação, contudo eu ainda teria de observar outros pacientes que ali se encontravam, e após conversar com ela e explicar-lhe o que havia ocorrido, eu estava pronto para observar os outros ,quando para minha surpresa ela segurou forte em minhas mãos e me pediu:_"Por favor não me deixa sozinha!"e minha surpesa se fez após esse pedido porque ela não estava sozinha, sua na ocasião a acompanhava.Oque me levou a responde-la:_você não está sozinha ,sua mãe está ao seu lado. (durante todo o diálogo ela não soltava minha mão, bem como
durante toda a assintencia que havia prestado, quando ocorreu a emergência também não havia soltado a sua) O medo era evidente em sua face, mas sempre pensei que nessas horas nadad era melhor doque a mãe ao lado.Bem, naquele instante parecia que não era, parecia prefir um completo estranho segurando sua mão.Não sei como aquele simples gesto possa ter feito com que confiasse tanto em mim,mas confiava.Me faria prometer que depois de olhar os outros pacientes voltaria ali ára ve-la;e foi oque fiz.
Jamais se esqueceria de mim!Jamais me esqueceria dela! Jamais esqueceria aquela noite e jamais duvidaria do poder das mãos.Nunca vou saber oque aquilo representou para ela, mas posso dizer oque reprensentou para mim: confiança!A mesma que uma criança deposita no adulto quando tem medo, e isso traz um misto de bem estar e medo!
Viria a descobrir mais tarde que as mão são muito mais poderosas doque eu julgava ser nessa época! existem inclusi ve culturas que acreditam no seu poder mesmo sem o contato direto do toque, como o kirimaguri, uma crença oriental do poder das mãos.
Nunca vou entender bem como um gesto tao simples pode estabelecer um relação de confiança tao grande como no caso que contei acima, ou pode simplesmente acalmar alguem e faze-la se sentir segura com em outros que vivi não só na minha vida profissional como pessoal.
As vezes achamos que não podemos fazer nada e nem nos ligamos que segurar a mão de quem precisa, por medo carencia ou qualquer outro motivo pode ser muito.
A vida se revela no simples!!!!!!

Nenhum comentário: